Já parou para pensar na quantidade de café que é consumida diariamente? Com o intuito de reaproveitar o lixo gerado por ele, que são, na maioria das vezes, os copinhos plásticos, a empresa norte-americana Reduce. Reuse. Grow elaborou uma ação sustentável: criar um copo de café “plantável”, tornando-se pioneira no mundo nesse tipo de ação.

A ideia é muito simples e coopera com o meio ambiente, já que, só nos Estados Unidos, sãodi spensados 400 milhões de copos descartáveis por dia. O copo biodegradável é feito com sementes nativas da Califórnia em suas fibras, sendo que, para torná-lo plantável, basta que o usuário o mergulhe na água por cinco minutos e em seguida o enterre sob a terra.

Caso não faça desta maneira e jogue o copo fora, ele se torna um elemento de compostagem, evoluindo para material natural em 180 dias, ou seja, viram ingredientes para outras plantas. Um copo comum produz 35 gramas de CO2 lançada na atmosfera, com duração de mais de cinco anos; o copo plantável faz crescer pelo menos uma árvore, que irá extrair uma tonelada de CO2 em mais de 40 anos.

As sementes implantadas no produto são de flores,  plantas desérticas ou pinheiros. O projeto está sendo viabilizado no Kickstarter, onde os responsáveis já atingiram o objetivo final de arrecadar US$ 10 mil. Agora é só as cafeterias e consumidores começarem a aderir e a plantar essa ideia incrível.

 

Fonte: Hypeness