Sabe quando você termina de cozinhar e percebe que sobraram restos de diversos vegetais? Ao invés de jogá-los no lixo, você pode replantá-los usando apenas um vasinho. A gente conta como fazer isso com alguns vegetais que todo mundo tem em casa.

Cebola

Corte a parte debaixo da cebola e plante-a em um vaso com terra úmida. Em algum tempo, novos brotos irão surgir e será necessário separá-los para replantar em um vaso maior.

vegetais1

Foto e instruções completas: Instructables

Alface, repolho e aipo

Para ter uma salada sempre fresquinha na horta de casa, basta colocar a parte branca do talo (aquela que iria fora) em uma tigela rasa de água, deixando as pontas das raízes submersas. Será necessário deixar a planta no sol e molhar as extremidades quando necessário. Em uma ou duas semanas novas folhas já deverão ter aparecido e as plantas podem ser transportadas para o solo, sem esquecer de deixar as folhas novas de fora.

vegetais2

Foto: Threepsandq

Batata

Sabe aqueles brotos que começam a nascer nas batatas? Para replantá-los, você precisará cortar a batata em pedaços com um broto em cada um. Plante os pedaços em um vaso com terra a cerca de 8 centímetros de profundidade, deixando o rebento para cima.

vegetais3

Foto via

Alecrim, Hortelã e Manjericão

Selecione algumas ramas do vegetal escolhido e coloque-as em um copo ou vaso com água. Troque a água de dois em dois dias até que raízes comecem a crescer. Quando elas estiverem com cerca de dois centímetros, já é possível transferir a muda para um vasinho com terra.

vegetais4

Foto via

Rúcula

Como a maioria dos supermercados vende rúculas com raízes, basta separá-las das folhas e plantar a raiz em um vaso. Em cerca de três ou quatro semanas você já pode colher novas plantas. Simples assim.

vegetais6

Foto via

Abacaxi

Corte a coroa do abacaxi tomando cuidado para não deixar restos de polpa da fruta. Retire também as folhas exteriores da coroa e deixe secar por cerca de três dias. Após esse período, coloque-a em uma vasilha com água, que deverá ser trocada todos os dias. Quando começarem a aparecer raízes (após 2 ou 3 semanas), é só plantar a coroa em um vaso grande ou diretamente no solo.

vegetais5

Foto via

Fonte: Hypeness

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários