Além de produtos saudáveis, as pessoas estão buscando cada vez mais praticidade na alimentação. Essas foram algumas das tendências apresentadas na Feira Summer Fancy Food, uma das mais importantes feiras de alimentação do mundo. A edição de 2017 aconteceu entre os dias 25 e 27 de junho, em Nova York (EUA), e contou com mais de 2,6 mil expositores.

Karyna Muniz, consultora do Sebrae-SP, foi até lá e contou sobre as tendências do setor.

Ela apresenta produtos que podem estar nas prateleiras dos supermercados e na mesa dos restaurantes brasileiros nos próximos meses.

Personalização
Karyna conta que, na feira, foi apresentado um mercado do futuro. A partir de um questionário respondido pelo consumidor, a ferramenta de identifica seu perfil alimentar. Com essa informação, o mercado do futuro faz um infográfico do paladar, e sugere receitas e uma lista de compras. Karyna acredita que a inteligência artificial pode fazer parte do setor em pouco tempo.

Neste mercado, os produtos não estavam expostos. Como os alimentos eram industrializados, podiam ser escolhidos em um painel, e depois serem entregues ao consumidor.

Praticidade

Sopas frias (Foto: Karyna Muniz/Sebrae-SP)

No ano anterior, os alimentos saudáveis foram o grande destaque. A tendência de procurar por se alimentar de forma saudável continua, mas o produto também precisa ser prático

Na onda da praticidade, uma novidade que chamou a atenção de Karyna foi a sopa fria. “Elas são mais nutritivas e menos calóricas do que um suco”, diz a consultora. Orgânicas e sem aditivos, elas são vendidas em belas embalagens, como sucos. De acordo com Karyna, elas são salgadas, feitas de vegetais e leguminosas em geral, mas sempre com um toque de acidez, picância e frescor.

Superfoods

matcha (Foto: Karyna Muniz/Sebrae-SP)

As superfoods também são chamadas de alimentos funcionais. São produtos saudáveis e ricos em nutrientes que fazem o maior sucesso. Moringa, sorgo, maca, mirtilo, quinoa, salmão, couve, kefir, coco e o brasileiro açaí, são alguns dos listados por Karyna. Foram apresentados também produtos industrializados feitos a partir destas superfoods, como pasta de quinoa.

A grande estrela desse tipo de alimento é o matcha, feito a base de chá verde em pó. Por ser mais concentrado, as qualidades do chá verde são otimizadas.

Produtos Free

barra chocolate raw food (Foto: Karyna Muniz/Sebrae-SP)

Os produtos livres de glúten, lactose ou outros alergênicos foram muito presentes na feira.

Apesar de serem voltados para quem tem alergia ou intolerância a certos alimentos, eles ganham os consumidores comuns, que querem se alimentar de forma mais saudável. Entre os produtos há ainda os com menos carboidratos ou gorduras.

As dietas restritivas também ganham seus produtos específicos. A intenção é que seja cada vez mais fácil encontrar produtos industrializados para vegetarianos, veganos e até para os adeptos de dietas menos conhecidas como a raw food. Os alimentos, para essa dieta, só podem ser cozidos até no máximo 42º C, conta Karyna.

Embalagens verdadeiras 

macarrão orgânico sem glúten (Foto: Karyna Muniz/Sebrae-SP)

Para unir as tendências de alimentos saudáveis e práticos, as embalagens precisam ser atualizadas.

Estão em alta os produtos em que os ingredientes da composição são naturais e compreensíveis pelo consumidor. O design das embalagens também mudou. “Antigamente as certificações vinham no verso, hoje, elas vêm à vista do cliente”, diz a consultora sobre informações como ser geneticamente modificado, orgânico ou ter gordura trans, por exemplo.

Fonte: PEGN