Iniciantes na pilotagem de fogão ou experts na arte de cozinhar tem algo em comum: histórias de desastres culinários para contar. Todo mudo, por pressa ou por distração, já confundiu temperos, trocou a medida dos ingredientes ou foi menos precavido do que deveria na hora de fritar coisas e acabou com a roupa chamuscada.

Algumas confusões no máximo rendem histórias engraçadas para família – suspiros salgados ou molho queimado no fundo da panela, afinal, não matam ninguém. Outros acidentes, porém, podem causar danos sérios ao cozinheiro e ao equipamento. Na dúvida, melhor aprender com erros passados!

  • Getty Images

     

    Confundir sal com açúcar

    Por causa da pressa (ou na hora de maior distração), já nasceram muitos suspiros salgados ou bifes adocicados: trocar sal e açúcar é um erro bem conhecido dos cozinheiros iniciantes, e até mesmo de alguns já graduados. Melhor deixar os dois ingredientes acondicionados em potes de cores diferentes para não confundir.

    imagem: Getty Images
  • Getty Images

     

    Por fogo no pano de prato (ou na roupa!)

    Pendurar o pano de prato na tampa do fogão é pedir para atrair problema. Há quem conte histórias de ter queimado bordas de aventais e mangas de camisa ao se distrair muito perto do fogo. Para evitar um incêndio, faça como os chefs: mangas das roupas devem estar ou dobradas até o cotovelo ou justas no corpo. E nunca abandone o posto se estiver com o fogão ligado – especialmente se for fritar alguma coisa.

    imagem: Getty Images
  • Getty Images

     

    Quebrar ovos direto na massa

    Poucas coisas são mais irritantes para um cozinheiro do que quebrar um ovo direto sobre a massa ou a panela… E descobrir que o ingrediente estava mais do que estragado. Além do cheiro péssimo, resta ter que jogar fora toda a mistura. Para evitar a dor de cabeça, truque que nunca falha: quebre os ovos em uma tigela antes de inclui-los ao resto dos ingredientes.

    imagem: Getty Images
  • Getty Images

     

    Medir ingredientes no chute

    Sua avó com certeza não seguia livros de receita para fazer seus pratos preferidos -mas provavelmente ela também era bastante experiente na cozinha. Ir medindo ingredientes a olho nu não é aventura para iniciantes -e, em alguns casos, nem para profissionais. É o caso da confeitaria, por exemplo, em que cada grama conta para criar o efeito final do doce. Na dúvida, compre um conjunto de xícaras e colheres medidoras e aprenda a usar.

    imagem: Getty Images
  • Getty Images

     

    Confundir cabeça e dente de alho

    Se trocar colher de sopa e de sobremesa ja é complicado, imagine trocar a quantidade de ingredientes… Um dente de alho é uma fração do bulbo -popularmente conhecido como “cabeça”. Mas muito cozinheiro iniciante já acabou com o prato mais temperado do quarteirão ao acabar trocando as nomenclaturas e adicionando o alho inteiro no cozido.

    imagem: Getty Images
  • Getty Images

     

    Esquecer panela no fogo

    Leite derramado, molho que vaza, água do macarrão que cai para fora da panela… Confesse: você também já teve que limpar o fogão (e às vezes até a cozinha) porque foi só atender o telefone ou a campainha e, quando viu, o que estava dentro da panela acabou transbordando. Além de prestar atenção no líquido, lembre-se de usar uma panela compatível com o volume do ingrediente.

    imagem: Getty Images
  • iStock

     

    Coçar o rosto depois de picar pimenta

    Cortar pimentas sem luvas pode resultar em acidentes bem ardidos: o óleo natural do ingrediente queima um pouco a pele. Para evitar esse tipo de desastre, recomenda-se o uso de luvas. Em caso de ardor, lave as mãos com bastante água e sabão e espalhe um pouco de óleo vegetal para ajudar a remover a ação da pimenta. E, não custa reforçar, nunca coce olhos ou regiões sensíveis se estiver lidando com o ingrediente.

    Fonte: Comidas e Bebidas Uol