Todo mundo sabe que onde tem uma faculdade, tem um bar por perto. E a razão pode ser científica, ao contrário do que muitos pensariam: de acordo com um estudo feito pela Universidade de Exeter, que fica na Inglaterra, o álcool pode ajudar a fixar conteúdos recém estudados!

Ok, não é por isso que os bares vivem lotados perto das faculdades, mas vamos ao estudoos pesquisadores recrutaram 88 pessoas que dizem beber socialmente, as dividiram em dois grupos e fizeram testes de aprendizado de palavras por dois dias seguidos.

adf-e1501709136417

Um dos grupos foi estimulado a beber o quanto quisesse após fazer as provas no primeiro dia, enquanto o outro foi proibido de ingerir álcool. Quando as provas foram refeitas, aqueles voluntários que haviam bebido na véspera demonstraram mais facilidade para fixar o conteúdo aprendido.

De acordo com a professora Celia Morgan, “a pesquisa mostrou não apenas que quem bebeu foi melhor na repetição da tarefa, como que os resultados foram ainda melhores entre quem bebeu mais”. Os estudiosos não sabem apontar uma causa para o fenômeno, mas acreditam que, ao ingerir álcool, o cérebro diminua seu foco em memorizar coisas novas e se concentre mais em fixar o que foi visto nas horas anteriores.

A teoria é que o hipocampo, uma parte do cérebro bem importante para a memorização, prioriza a consolidação de memórias, transferindo lembranças de curto-prazo para a região da memória de longo-prazo”, completa Morgan.

wil-stewart-24562-e1501709118831

Resultados similares já haviam sido indicados em pesquisas de laboratório, mas foi a primeira vez que os testes foram feitos permitindo que os participantes bebessem em casa. Os responsáveis pelo estudo fazem questão de lembrar a importância de beber com moderação e que o abuso de álcool pode levar a problemas no longo prazo.

yutacar-28290-e1501709129649

Fonte: Hypeness

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários