Tipicamente brasileira, a pamonha está ganhando mercado na Europa. A internacionalização está sendo feita pela Pamonha Gourmet, empresa de Jambeiro (SP) que é especializada na fabricação do “puro creme do milho verde”. Criada há um ano, a empresa fabrica 20 mil pamonhas congeladas por mês e as revende para supermercados, sacolões e restaurantes.

O criador da empresa é o paulista Humberto Azenha, de 31 anos. Azenha é formado em comércio exterior e trabalhou por oito anos no setor de exportações de uma empresa de polpas e sucos.

Apesar de trabalhar com frutas, o empreendedor enxergou o milho como maior oportunidade de negócio. “A grande maioria das pessoas só compra pamonha na rua, de vendedores ambulantes. Percebi que poderia congelar o produto e tirá-lo da informalidade. Batizamos a empresa de Pamonha Gourmet porque queremos ser a melhor opção do mercado”, diz.

A ideia de congelar a pamonha não é nova. Outras empresas já atuam neste segmento. A Pamonha Gourmet investiu no mercado externo como um dos diferenciais da marca.

A empresa foi oficialmente lançada em agosto de 2015, mas as vendas começaram efetivamente em janeiro deste ano. Há quatro meses, o administrador de empresas paulista Rodrigo Marishima, 34, entrou na sociedade.

Atualmente, a Pamonha Gourmet já vende seus produtos em nove estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

Além disso, chegou a seis países europeus: Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda e Portugal. “Iniciamos as vendas de pamonhas na Europa por meio de um parceiro comercial em Londres. Da Inglaterra, fomos negociando com os outros países”, diz Azenha. Segundo o empreendedor, os consumidores de suas pamonhas no exterior são sobretudo imigrantes brasileiros.

Humberto Azenha e Rodrigo Marishima, da Pamonha Gourmet (Foto: Divulgação)

Os produtos da Pamonha Gourmet são vendidos em embalagens com duas unidades. Cada pacote custa R$ 12. São três opções de pamonha: doce, salgada e light. O prazo de validade é de um ano.

Azenha não revela faturamento, mas afirma que sua empresa produz hoje 20 mil pamonhas por mês. “Nossa meta é dobrar a capacidade de fabricação até agosto do ano que vem. Nos próximos anos, queremos estar em todos os estados do país e exportar para todos os países que tenham comunidades significativas de imigrantes brasileiros.”

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios