Na busca de um planeta mais sustentável, produtos veganos são uma tendência que está cada dia mais em alta. Nesta semana, comemora-se o dia do veganismo. De olho na tendência sustentável, muitas empresas estão inovando com tecnologias que ajudam a reinventar produtos populares de origem animal. Para diminuir a produção na indústria de carne e laticínios, alimentos como hambúrguer, queijo e manteiga apresentam hoje em dia versões veganas parecidas com as originais.

Confira cinco empresas que reinventaram produtos consumidos mundialmente nas versões veganas:

1. Maionese sem ovo
A Just Mayo é um produto da empresa norte-americana Hampton Creek. A marca oferece uma versão do molho maionese sem o uso de ovos em sua composição. Ela é feita principalmente com óleo de canola, vinagre, água e temperos. A marca conta com seis sabores diferentes de maionese e está à venda somente nos Estados Unidos.

2. Hambúrguer feito de plantas
A startup Impossible Foods é uma empresa criada em 2011 pelo cientista Pat Brown. Trabalhando como bioquímico na Universidade de Standford, Brown resolveu largar o emprego da época para se dedicar à criação de um hambúrguer vegano que fosse o mais parecido possível ao bovino. A ideia não era conquistar o público vegano, mas provar aos amantes de carne como é possível comer um alimento tão bom quanto o original sem que ele fosse fruto da indústria de carne.

O resultado é um hambúrguer feito de água, trigo, óleo de coco, soja e proteínas da batata. O componente principal é o “heme”, uma molécula composta por ferro extraída de raízes de plantas, como a soja, e que ajuda a deixar o hambúrguer rosado.
A empresa afirma que comparado a um hambúrguer bovino a produção do Impossible Burger usa 74% menos água e emite 87% menos gases estufa.  Os produtos já estão começando a ser comercializados.

3. Queijo de castanhas
Já conhecidos pelos veganos, muitos queijos que não levam ingredientes de origem animal são feitos a partir de castanhas. A empresa norte-americana Heidi Ho produz os seus a partir de castanhas e sementes orgânicas e sem o uso de conservantes ou aditivos químicos. A maioria dos sabores leva na composição amêndoas, a semente de chia, água e limão. A empresa atua somente no estado de Oklahoma.

4. Manteiga sem leite
A empresa Melt Organic criou uma manteiga à base de óleos vegetais. O produto é também orgânico e, portanto, conta com ingredientes que não agridem o solo na sua produção. Existem versões em dois sabores além do original: mel e chocolate. A composição da manteiga é feita primordialmente de óleo de coco, óleo de palma e de girassol.

5. Salgadinho vegano
A empresa Beanfields Snack resolveu investir em um produto muito popular entre a maioria das pessoas. Afinal, quem nunca recorre a um pacote desses salgadinhos na hora do lanche ou em um encontro entre amigos? A diferença desses é que os ingredientes principais são os grãos de feijão e de arroz no lugar do milho. Sem ovo e leite, a marca oferece sabores como molho barbecue, pimenta e feijão preto.

A empresa também é classificada como B, o que indica que suas ações visam a preservação do meio ambiente. Os ingredientes em maior quantidade nos salgadinhos são feijão, arroz, óleo de girassol e temperos como sal e pimenta. Os produtos estão à venda somente nos Estados Unidos.

Fonte: PEGN